Obra no Bairro Gabiroba vai resolver problema de esgoto a céu aberto que incomoda moradores há 40 anos

Obra entra na resta final. Resta implantação de um biodigestor e o aterramento da área para serviço ser concluído

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Um problema que já durava cerca de 40 anos na Rua Leocádia, no Bairro Gabiroba, no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) está próximo de ser solucionado de uma vez por todas pela prefeitura da cidade. A Secretaria de Obras e Infraestrutura (SINTRAF) deve finalizar nos próximos dias um serviço esgotamento sanitário na localidade. A situação incomodava os moradores naquela região do bairro, principalmente por conta do mal cheiro. A situação ainda impactava na saúde, visto que a água parada contribuía para a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus).

A obra em execução e prevê a implantação de uma canalização de cerca de 60 metros com tubos de ribloc e instalação de um biodigestor para fazer a coleta e tratamento do esgoto sanitário das residências na localidade. Tudo com recursos próprios.

Os moradores relatam que o mal cheiro incomodava tanto que em muitas situações era necessário sair das residências, principalmente em dias quentes. No período de chuva, a situação se agravava ainda mais. As famílias residentes nas proximidades da vala passavam dias e até noites em meio aos dejetos do esgoto, além do risco iminente de a água invadir as residências e provocar prejuízos de ordem material. Outra preocupação era os pernilongos e mosquitos.

“Já tem uns 50 anos que convivo com esse problema”, relata a aposentada dona Ana Cândida Camila de Almeida, 74 anos. “Era uma valeta que foi se transformando em um grande buraco. Com o trabalho que fizeram os pernilongos e o odor diminuíram bastante. A situação era muito ruim. Convivo com essa situação já tem uns 40 anos. Acredito que vai melhorar bastante”, disse Dona Maria Albina, 60 anos, moradora na localidade há 40 anos.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) afirmou que o objetivo é de resolver o problema e devolver a dignidade às famílias residentes na localidade. “Inadmissível uma situação como essa. Esperamos as chuvas pararem, implantamos a tubulação e agora a obra entra na reta final. Vamos colocar fim a um problema histórico e muito prejudicial a essas famílias. Temos esse olhar humanizado”, disse o prefeito.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Milton Lima, disse que os serviços estão na reta final. “Na segunda-feira uma equipe atuará de maneira permanente para concluir as obras”, garantiu.